Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Férias com os Miúdos

Os miúdos são bons para os lugares. Mas nem todos os lugares são bons para miúdos. Informa-te bem...

Férias com os Miúdos

Os miúdos são bons para os lugares. Mas nem todos os lugares são bons para miúdos. Informa-te bem...

Bebetecas: aprendizagem aliada ao divertimento

Algumas bibliotecas municipais têm vindo a criar espaços destinados aos bebés (as chamadas bebetecas), e isso é uma ideia excelente!

 

19533668_1385048548197712_7209448746340319232_n.jpg

 

É preciso desmistificar a ideia de que os livros são bichos-papões, ou de que a leitura é maçadora. E convém começar cedo. 

Tendo em conta a overdose de meios digitais a ocupar o tempo das nossas crianças, quanto mais cedo elas começarem achar graça (também) aos livros, tanto melhor. Não acham?

 

Mas uma bebeteca não é apenas um espaço destinado à leitura. Até porque os bebés ainda não sabem ler.

As bebetecas são locais onde pais e filhos se podem divertir muito e fortalecer os seus laços afetivos. Haverá imagem mais ternurenta que uma criança sentada no colo dos pais/avós, enquanto estes lhe leem uma história?

 

Já que falamos de bebetecas, gostava de falar sobre um artigo que li recentemente e que abordava a leitura nos primeiros 3 anos de vida. Nesse artigo retive um pormenor que me pareceu importante:

Quando estão a ler um livro para os seus bebés, os pais tendem a ficar demasiado focados no conteúdo. Ou seja, tentam à força que o bebé aprenda todos os ensinamentos do livro, e quanto mais rápido melhor.  Mas é preciso perceberem que nesta fase da vida dos bebés, o mais importante é o prazer da leitura. 

 

Claro que é educativo ler aos bebés alguns livros que falam dos números, da formas e das cores. Mas não se deve tornar essa aprendizagem, algo de muito sério e muito formal. São bebés... 

 

As bebetecas podem criar momentos de qualidade e memórias muito felizes. Os livros devem ser encarados pelos bebés como brinquedos divertidos. E há livros espetaculares, com cores, texturas, formas e até mesmo sons divertidos! Confesso que até eu me perco durante algum tempo com os livros da bebeteca! 

 

Na minha cidade existe uma bebeteca excelente. Um sítio giro, confortável, seguro, onde os bebés podem estar sossegados ou a fazer algum barulho, sem que ninguém fique chateado ou os mande calar. É assim que deve ser. Os bebés são ruidosos por natureza. 

 

Tenho passado lá momento únicos com o meu filhote. Ele adora tocar nos livros, mexer nos fantoches, subir para cima dos cubos e deitar-se nos sofás insufláveis. Também leio para ele. Mas essa é apenas uma de muitas atividades. Nós vamos para a bebeteca para nos tornarmos amigos dos livros e para passarmos um bom bocado. 

 

Recomendo a todos uma visita a um espaço semelhante. Vão ver que o vosso bebé vai adorar. E vocês também! 

1 comentário

Comentar post